Mitos e verdades sobre telefonia VoIP

Aqui na All4Conn começamos a trabalhar com VoIP mais ou menos 1 ano e meio depois da fundação da empresa. Entendemos que precisávamos primeiro estudar bem a tecnologia para que pudéssemos oferecer algum diferencial em relação a telefonia analógica e que também proporcionasse algum tipo de redução de custo.

VoIP é na verdade uma sigla para “Voice on IP”, que na prática significa que a comunicação de voz passa a ser realizada mediante o protocolo IP, ou seja, através da internet. Desde que colocamos a implantação de central telefônica VoIP no nosso portfólio de serviços, implantamos já esta solução em alguns clientes. E com estas implantações e a vivência, queremos esclarecer alguns mitos e verdades que ainda pairam sobre muitas pessoas acerca desta tecnologia. Então, te acomoda aí e dá uma olhada nessa relação que preparamos.

IMPLANTAR UMA CENTRAL TELEFÔNICA VoIP PODE REDUZIR O CUSTO DE TELEFONIA EM ATÉ 80%?

Verdade!
Sim, é verdade. Tudo depende do custo atual levando em consideração o link de internet, o serviço de telefone fixo e o serviço de telefone móvel. A partir dessas informações, é mapeada toda a necessidade de investimento em equipamentos e serviços, e além de gerar um resultado de economia, também é possível prever em quanto tempo este investimento se paga.

VoIP NÃO FUNCIONA DIREITO E FICA FALHANDO MUITO?

Mito!
Isso é um mito, mas que precisa ser analisado com cuidado. Quando se migra para esta tecnologia, é preciso ficar claro que o principal meio de comunicação é a internet. Ou seja, existem variáveis como por exemplo, o link de internet da empresa, a qualidade do telefone adquirido, a performance da central telefônica, a priorização de pacotes (que pode ser feita com um firewall), o sinal das linhas móveis (chips instalados na central), entre outros. Se tudo estiver de acordo e monitorado, que é um dos nossos diferenciais, o VoIP funcionará melhor e com mais recursos e benefícios do que a telefonia convencional.

A GRANDE MAIORIA DAS OPERADORAS CONVENCIONAIS JÁ MIGRARAM PARA A TECNOLOGIA VoIP?

Verdade!
Por incrível que pareça, operadoras extremamente conhecidas já usam VoIP na comunicação. A questão é que para entregar telefonia analógica nas empresas e residências, é utilizado um conversor que nada mais é do que um equipamento que recebe o sinal de telefonia VoIP, e converte este sinal em telefonia analógica. Ou seja, mesmo que você tenha telefonia analógica, a partir de um determinado ponto da comunicação ela passa a trafegar com tecnologia VoIP.

TELEFONES IP SÃO MUITO CAROS?

Mito!
Telefones IP já foram caros, mas hoje não são mais. Um telefone IP de excelente marca, com garantia e qualidade atestada e homologado pela ANATEL, custa em torno de R$150,00. Além disso, com o VoIP você pode transformar o seu computador, seja ele desktop ou notebook, em um ramal. Existem softwares gratuitos que permitem a configuração de um ramal no computador e para isso, basta o investimento em um fone de ouvido de qualidade.

LIBERDADE DE GERENCIAMENTO DA CENTRAL E RAMAIS?

Verdade!
Com uma central VoIP bem planejada e implantada, a sua autonomia em relação a quantidade de ramais e aos números de entrada e saída tornam-se algo de grande impacto e otimização do tempo. Em centrais analógicas, geralmente são comercializadas placas independentes que costumam ser caras, no caso da necessidade de incluir mais ramais internos.

O INVESTIMENTO PARA IMPLANTAR UMA CENTRAL VoIP É MUITO ALTO?

Mito!
Isso é um ponto que varia muito. Quando fazemos a implantação, primeiro diagnosticamos as reais necessidades. Tudo é levado em conta neste diagnóstico, inclusive a capacidade de investimento. A ideia é sempre que fique dentro do orçamento, pois parte do cálculo precisa ser feito levando em conta a redução no custo de telefonia que irá ocorrer a partir da recuperação deste investimento.

E essa foi nossa relação de alguns mitos e verdades que cercam a tecnologia VoIP. No próximo texto preparamos mais uma novidade. Podemos adiantar que é mais uma forma de compartilhar nossa ideias e estar mais perto de você.

Não deixe de acompanhar nosso canal no Youtube, e nos seguir nas redes sociais.

Abraços e até a próxima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *