A informação é patrimônio de todo e qualquer tipo de empresa

Aqui na All4Conn, quando discutimos como deveríamos abordar os assuntos sobre os quais falaremos aqui nesse blog lindo e maravilhoso, chegamos a conclusão de que pra poder falar sobre tudo que julgamos importante repassar de conhecimento, precisaríamos primeiramente criar uma cultura sobre onde as informações fazem parte do patrimônio de uma empresa.

Sim, isso mesmo, PATRIMÔNIO. Ou seja, segundo o nosso querido dicionário: conjunto de bens.

Aqui no Brasil temos uma cultura de que patrimônio é aquilo que é físico, ou seja, algo que podemos tocar, pegar, atirar, rasgar, jogar fora, comprar outro, etc. Mas não vamos nos confundir, porque quando falamos de “conjunto de bens” estamos falando também de toda a informação armazenada nos mais diferentes locais, seja também em meio físico, como o papel, ou aquela informação que está guardada em arquivos digitais em um servidor, num computador, num smartphone, na nuvem, ou até mesmo, na mente do proprietário, empresário, colaborador, estagiário, etc.

Portanto, hoje é de extrema importância que saibamos assimilar que aquilo que o negócio possui de informação, independente de como esta informação está armazenada ou simplesmente sendo consumida, precisa receber um grau de importância tão grande como o prédio da sede, a frota de veículos ou as lâmpadas que estão iluminando o ambiente de trabalho. Vamos parar um pouco e analisar algumas coisas. Tudo que acontece em uma empresa depende inicialmente (e vejam bem, estamos falando inicialmente, sem considerar os devidos recursos que serão necessários mais adiante) de dois fatores: PESSOAS e INFORMAÇÃO.

PESSOAS são necessárias porque nada se faz 100% automático no início, pois mesmo que seja um software que depois desempenhará inúmeras funções automatizadas, precisa de alguém pra programar este software, pra pensar nas alternativas e para avaliar os primeiros erros. INFORMAÇÃO é necessária, porque pessoas sem informação não avançam em seus empreendimentos, sejam eles de cunho profissional ou pessoal. Portanto, analise tudo do ponto onde você está nos seus mais variados objetivos e olhe para trás, muito provavelmente você chegará onde existirá uma PESSOA ou ALGUMAS PESSOAS, e INFORMAÇÃO.

A INFORMAÇÃO é uma das bases de qualquer ação a ser tomada, e quando falamos para o meio empresarial que todo e qualquer tipo de informação precisa ser considerada e levada a sério como qualquer outro bem, estamos dizendo que a falta desta informação, ou a perda dela, é algo muito sério a ser evitado e combatido. Imagine uma fábrica sem seus arquivos de desenho de produto, ou por exemplo, um escritório de contabilidade sem as informações de caixa de seus clientes. Ou também, pense em como seria um consultório sem as informações do agendamento dos pacientes. Eu aposto que se você analisar principalmente as consequências que a falta de uma informação que pode parecer tão simples e comum pode fazer na operação diária de uma empresa, você irá se surpreender.

Quando íamos abrir a All4Conn, fizemos uma pesquisa de mercado, e em uma das perguntas questionávamos o que o empresário faria se perdesse todos os arquivos digitais necessários para as atividades do dia a dia. Nos surpreendemos com respostas do tipo: “Fecharia minha empresa no outro dia”, “Levaria 1 mês para voltar a operar normalmente”, “Nunca pensei nisso, não posso perder nada”. Percebam, isto são respostas preocupantes. Trabalhamos na área de segurança da informação há muitos anos, e podemos afirmar junto com especialistas renomados da área: Não existe método 100% seguro quando falamos de ambientes virtuais. A diferença está nas ações que são realizadas de forma cotidiana para minimizar impactos e garantir que as informações nunca estejam somente um um local.

No nosso próximo texto, falaremos sobre as 5 dicas top pra um backup que possa resolver a tua vida quando tiver aquela invasão, ou por exemplo, quando clicou naquele link que veio no email, ou então, naquele anúncio dizendo que você era o visitante número 1 milhão da página e tinha ganhado R$15.000,00. 

Abraços e até lá.

One thought on “A informação é patrimônio de todo e qualquer tipo de empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *