Você sabe o que é “TRIPÉ DE SEGURANÇA”?

Já vínhamos há alguns textos atrás falando sobre um termo que não é muito popular. Na verdade nem teria porque ser popular, porque afinal fomos nós aqui da All4Conn que inventamos isso. (HAHAHAH)

Hoje falaremos sobre o conceito de “TRIPÉ DE SEGURANÇA”. Partindo do princípio de um tripé mesmo, o que acontece quando um dos pés não está presente ou quebra? Resposta bem fácil: ele fica frágil e sem sustentação. Quando o assunto é segurança da informação, esse conceito de tripé se aplica muito a uma estrutura com três principais ferramentas e soluções que auxiliam na proteção que vão desde a porta de entrada da comunicação (a internet) até o computador/dispositivo que está lá no final dessa rede.

O primeiro componente é o FIREWALL (e tu pode clicar AQUI PRA LER nosso texto, e AQUI PRA VER o vídeo no nosso canal no youtube) onde é aquele equipamento/sistema que será o responsável por filtrar os pacotes de comunicação que entram na rede através da internet, e também aqueles pacotes que trafegam saindo da rede interna para a internet. Além claro de todo o tratamento que existe com as informações trafegadas internamente na empresa.

O segundo componente (LEIA AQUI e VEJA AQUI) é o ANTIVÍRUS. Esse dispensa muitas explicações, porque ele é aquela proteção individual de cada computador dentro da rede. É o que vai evitar que uma infestação de vírus se alastre por toda a rede, interferindo nas rotinas e demais computadores.

O terceiro e último componente deste “tripé de segurança” (que também tem TEXTO AQUI e VÍDEO AQUI) é o BACKUP. O backup basicamente é aquela segurança que vai garantir que mesmo que exista uma invasão a partir dos dois primeiros componentes, será possível recuperar todas as informações que possivelmente serão perdidas.

É muito importante lembrarmos que não existem soluções ou sistemas 100% seguras e a prova de invasões e/ou ataques. Porém, o que existe são diversas perspectivas de garantias que podem ser aplicadas para minimizar os riscos, e principalmente recuperar rapidamente as informações mais importantes e necessárias para as rotinas no caso de maiores problemas.

Hoje foi isso, rápido e fácil. No próximo texto, nosso assunto é monitoração (ou seria monitoramento?). Ficou curioso? então não deixa de nos acompanhar por aqui e lá no nosso canal do youtube.

Abraços e até qualquer hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *