Qual o valor da área de TI da sua empresa?

Grande parte das empresas de grande porte, trabalham com orçamentos direcionados para cada área da operação, mas essa não é a realidade da maioria de micro, pequenas e médias empresas. Por isso, hoje o nosso questionamento é se você sabe quanto a área de TI corresponde em relação ao seu orçamento, e principalmente, o que ela agrega para você.

Hoje vamos partir do princípio que a expressiva maioria das empresas precisa de ao menos 1 computador na sua rotina diária, seja para um sistema, para acesso a internet ou qualquer outra tarefa básica. Partindo deste princípio, a sua empresa possui alguma coisa relacionada a área de TI, e isso significa que parte do seu orçamento é destinado para a manutenção de serviços e equipamentos de informática, mesmo que este custo não seja claramente direcionado a isto. Vamos explicar um pouco mais.

Aqui na All4Conn, desde quando abrimos a empresa, levantamos a bandeira de que um dos nossos principais objetivos nos clientes é reduzir o impacto e o custo de TI. E aqui, além do custo, percebam que estamos falando também de impacto. Sim, além de um custo, a área de TI tem um impacto no seu negócio, seja positivo ou negativo de acordo com determinada situação. Muitas vezes esse impacto não é mensurado, porque estamos tão acostumados diariamente a um computador ter um problema de sistema operacional, de uma impressora parar de imprimir, de um software parar de funcionar adequadamente, entre várias outras questões. Isso tudo gera um impacto na produtividade da sua empresa, resultando diariamente nos prazos, entregas, e se chegarmos na ponta do lápis, no faturamento.

Você pode estar lendo este texto e se perguntando: Mas eu não gasto nada no mês com informática. Pode realmente não gastar nada mensalmente, mas se fizer um panorama anual, ou até mesmo semestral, você terá custos intangíveis que foram consequência de algum equipamento ou serviço relacionado a TI que esteve indisponível. Portanto, é muito importante estar atento ao seu custo mensal com recursos de informática, independente do tamanho da sua empresa. Pois se você calcular na ponta do lápis o que você gasta com técnico de manutenção esporadicamente e também as horas paradas de produção em função de problemas, verá que este custo pode ser reduzido juntamente com o impacto causado, através da implementação de boas práticas, otimização de recursos, mão de obra especializada e diversos outros fatores que irão proporcionar melhor gerenciamento.

E aí, curtiu saber um pouco mais? No nosso próximo texto o assunto é antivírus, e quais as principais diferenças que devemos observar na hora de escolher pelo melhor custo benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *